A vida como ela é...

Passamos a vida a arranjar justificações para o que não se explica! Porque não temos capacidade para aceitar que as coisas são como são, simplesmente porque sim… o nosso orgulho de seres pensantes não nos deixa espaço para admitir que pouco podemos fazer para mudar o rumo das nossas vidas. Queremos à força que o mundo se adapte a nós, às nossas necessidades, aos nossos desejos ou puros caprichos para que a vida seja mais fácil. Queremos que as pessoas de quem gostamos gostem de nós, queremos poder satisfazer todas as nossas vontades e que o universo se conjugue só para nos fazer felizes. Quando as coisas não nos correm assim, lá começamos nós a procurar explicações…temos de saber porquê! Não podemos sentir que falhámos, temos que encontrar causas externas para isso ter acontecido…Culpa! Vamos culpar os outros…ou então, para os menos ousados, vamo-nos culpar a nós mesmos pela derrota!
Pois…mas a vida é mais que isso! Alguém me diz constantemente: “ eu limito-me a viver a vida como ela é…!” E eu pergunto-me como é que se vive a vida como ela é? Vamos ver…
Eu acordo e vejo o tempo, de acordo com ele, visto-me. Saio para a rua e de acordo com o trânsito, conduzo mais rápido ou fico parada. Vou trabalhar e de acordo com o momento e com as pessoas que estão, trabalho mais ou menos, melhor ou pior. Vou ter com os meus amigos e de acordo com o seu estado de espirito, estou mais ou menos feliz. Sim…se virmos bem as coisas, os meus dias são compostos de um sem número de variáveis que se conjugam ou não para me fazer ter um dia bom ou nem por isso…e eu só tenho que me adaptar aos estimulos que recebo diáriamente… Não posso ter a pretensão de achar que sou tão importante que o universo se une por minha causa…afinal sou mais um ser no meio de todos e nem tudo o que acontece é por minha causa… quando as coisas não correm como eu gostaria, nem sempre é uma derrota, nem sempre tem que haver culpados, nem sempre eu tenho que me sentir infeliz por isso…
Agrada-me… vou tentar começar a viver a vida como ela é…seja lá isso o que for.
publicado por Viver Alentejo às 18:35 | comentar | favorito